Regulamento para submissões

Apresentação de Trabalhos

O III Encontro Internacional IBVET proporcionará aos seus participantes uma nova atividade neste ano.

A classe Veterinária terá a oportunidade de apresentar e divulgar suas atividades e pesquisas por meio de apresentação de trabalhos. Acadêmicos, pós-graduandos, pesquisadores, docentes e profissionais autônomos poderão participar.

Seguindo o perfil do IBVET de sempre propor inovações e novidades, a apresentação dos trabalhos será dividida por categorias, desta forma o participante submete seu trabalho na categoria com que melhor se identificar.

Em cada categoria poderão ser apresentados trabalhos nas áreas de Pequenos Animais e Equinos, com enfoque em clínica médica, clínica cirúrgica, diagnóstico por imagem, reprodução e pesquisas de base.

Outra inovação será a premiação dos melhores trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora do evento. Esta premiação será dividida por áreas (Pequenos Animais e Equinos).

As informações, assim como edital de apresentação dos trabalhos encontram-se descritos nos parágrafos abaixo.

Os trabalhos deverão ser afixados nos painéis no dia 21 de setembro de 2017 entre 15h e 17h. Sendo que, os mesmos serão avaliados pela Comissão Cientifica a partir das 18h e 30min.

CATEGORIAS

1. Trabalho Científico: ISSN e DOI

2. Trabalhos de Residentes/Pós-graduação Lato sensu: ISSN e DOI

3. Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC)

4. Trabalhos Iniciantes

DATAS LIMITE

  • Data limite de submissão, com desconto: 31/05 - Taxa de submissão: R$ 70,00
  • Data limite de submissão, sem desconto: 30/06 - Taxa de submissão: R$ 100,00

A lista de trabalhos aprovados para apresentação em pôster será divulgada no dia 30/06/2017, para àqueles encaminhados até dia 31/05/2017.

A lista de trabalhos aprovados para apresentação em pôster será divulgada no dia 30/07/2017, para àqueles encaminhados até dia 30/06/2017.

EDITAL

Os critérios para elaboração dos trabalhos serão descritos neste edital, sendo de responsabilidade dos autores a veracidade dos conteúdos apresentados.

É de responsabilidade da Comissão de Avaliadores, avaliar os trabalhos, desde sua formatação, conteúdo relevante e respeito às normas éticas.

No momento da submissão do resumo o autor deverá definir se o trabalho participará da avaliação para apresentação oral, e consequentemente se concorrerá ao prêmio.

1. Trabalhos científicos

  • Trabalhos vinculados a dissertações de mestrado (Stricto sensu)
  • Trabalhos vinculados a teses de doutorado (Stricto sensu)
  • Trabalhos vinculados a projetos de pós-doutoramento
  • Trabalhos vinculados a Grupos de Pesquisa

Entende-se por trabalho científico, projetos de pesquisa, com hipótese, material e método específico e detalhado, resultados concluídos, avaliações estatísticas e conclusões.

2. Trabalhos de Residentes/Pós-graduação Lato sensu (Especialização)

  • Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Residência
  • Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Aperfeiçoamento
  • Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Programa de Aprimoramento
  • Trabalhos de conclusão de curso vinculados a Pós-graduação Lato sensu (Especialização)

Entende-se nesta categoria, trabalhos concluídos ou em andamento, realizados por Médicos Veterinários vinculados a alguns dos programas citados, em Instituições de Ensino Públicas ou Privadas, ou a Programas de Pós-graduação Lato sensu.

3. Trabalhos de conclusão de curso de graduação (TCC)

  • Trabalhos de conclusão de curso de graduação em Medicina Veterinária.

Entende-se por trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalhos já apresentados pelo graduando em sua Instituição de Ensino, sendo necessário apresentação do termo de concordância da Instituição e orientador (vide modelo anexo).

4. Trabalhos Iniciantes

Fazem parte desta categoria: trabalhos de Iniciação Científica, relatos de caso, trabalhos de divulgação, levantamentos bibliográficos e levantamento retrospectivo de casos.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RESUMO

O RESUMO deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 250 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.

O resumo deverá conter Introdução, Material e Método, Resultados com análise estatística, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.

O corpo do resumo não deve conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.

Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 250 palavras do conteúdo do resumo.

Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.

O autor apresentador deverá ter seu nome grifado na lista de autores.

Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.

Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.

No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.

No corpo do resumo é obrigatório a citação do número do processo ou protocolo da Comissão de Ética da Instituição de origem.

O PÔSTER terá 90 por 120 cm, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.

No pôster os subtítulos: Introdução, Material e Método, Resultados, Discussão e Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.

As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.

Um modelo e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação da aprovação do trabalho.

O pôster deve ser confeccionado em papel, que permita sua colagem em local específico. A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.

AS APRESENTAÇÕES ORAIS

Os trabalhos selecionados para apresentação oral serão divulgados ao término da sessão de pôsteres. Os autores deverão procurar o centro de informática do evento para inserção das apresentações no computador do evento, até uma hora antes do início da sessão.

Um modelo com a quantidade de slides e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação de aprovação do trabalho.

As apresentações terão um tempo máximo de 15 minutos, sendo 10 para apresentação e 5 minutos para discussão. Os trabalhos premiados serão divulgados durante a Cerimônia de Abertura do evento.

Modelo de Postêr

O RESUMO deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 250 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.

O resumo deverá conter Introdução, Descrição do conteúdo, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.

O corpo do resumo não deve conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.

Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 250 palavras do conteúdo do resumo.

Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.

O autor apresentador deverá ter seu nome grifado na lista de autores.

Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.

Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.

No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.

Entende-se por Descrição do Conteúdo, relato e descrição de um caso de relevância clínica, revisão bibliográfica detalhada de um tema, descrição de uma compilação de casos (retrospectivo).

O PÔSTER terá 90 por 120 cm, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.

No pôster os subtítulos: Introdução, Descrição do Conteúdo / Discussão / Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.

As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.

Um modelo e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação da aprovação do trabalho.

O pôster deve ser confeccionado em papel de forma que seja possível cola-lo em local específico. A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.

AS APRESENTAÇÕES ORAIS terão um tempo máximo de 15 minutos, sendo 10 para apresentação e 5 minutos para discussão.

Os trabalhos selecionados para a premiação serão divulgados durante a Cerimônia de Encerramento do evento.

O conteúdo das apresentações deverá ser o mesmo do resumo e pôster, podendo ser acrescido de vídeo.

Os autores deverão procurar o centro de informática do evento para inserção das apresentações no computador do evento, até uma hora antes do início da sessão.

Um modelo com quantidade de slides e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação da aprovação do trabalho.

Modelo de Postêr

O RESUMO deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 200 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.

O resumo deverá conter Introdução, Descrição do conteúdo, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.

O corpo do resumo não deve conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.

Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 200 palavras do conteúdo do resumo. Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais. A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.

Não serão aceitos pedidos de alterações das identificações dos autores depois da submissão.

O autor apresentador deverá ter seu nome grifado na lista de autores.

Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.

Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.

No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.

Entende-se por Descrição do Conteúdo, relato e descrição de um caso de relevância clínica, revisão bibliográfica detalhada de um tema, descrição de uma compilação de casos (retrospectivo).

O PÔSTER terá 90 por 120 cm, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.

No pôster os subtítulos que identificam cada parte do trabalho, como Introdução / Descrição do Caso / Discussão / Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.

As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.

Um modelo e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação da aprovação do trabalho.

O pôster deve ser confeccionado em papel, que permita sua colagem em local específico.

A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.

Modelo de Postêr

O RESUMO deverá ser apresentado em parágrafo único, com no máximo 200 palavras, letra Arial, número 11, parágrafo justificado e espaçamento simples.

O resumo deverá conter Introdução, Descrição do conteúdo, Discussão, Conclusão e Palavras-chave.

O corpo do resumo não deverá conter identificação da Instituição ou local de origem da pesquisa.

Título, autores e referências bibliográficas serão inseridos em locais separados, não sendo incluídos nas 200 palavras do conteúdo do resumo.

Os autores deverão ser colocados em ordem de preferência para publicação e identificados pelo sobrenome, seguido das iniciais.

A instituição de origem dos autores deverá ser identificada por numeração colocada na forma sobrescrita ao final de cada nome, e escrita abaixo dos nomes dos autores.

Não serão aceitos pedidos de alterações das identificações dos autores depois da submissão.

O autor apresentador deverá ter seu nome grifado na lista de autores.

Não serão aceitos resumos com figuras, gráficos e/ou tabelas.

Não serão aceitos resumos fora da formatação proposta.

No corpo do resumo não há obrigatoriedade de citação das referências bibliográficas.

Entende-se por Descrição do Conteúdo, relato e descrição de um caso de relevância clínica, revisão bibliográfica detalhada de um tema, descrição de uma compilação de casos (retrospectivo).

O PÔSTER terá 90 por 120 cm, devendo conter o conteúdo do resumo, acrescido de figuras, gráficos e tabelas, conforme a necessidade.

No pôster os subtítulos que identificam cada parte do trabalho, como Introdução / Descrição do Conteúdo / Discussão / Conclusão, devem ser escritos antes do início de cada parágrafo.

As citações das Referências Bibliográficas devem ser acrescidas no pôster.

Um modelo e sugestão de layout será encaminhado ao autor junto com o e-mail de comunicação da aprovação do trabalho.

O pôster deve ser confeccionado em papel, que permita sua colagem em local específico.

A organização do evento cederá material para os participantes efetuarem a colagem dos pôsteres.

Modelo de Postêr

Premiação para cada categoria

Categoria Equinos Pequenos Animais
1º colocado 2º colocado 1º colocado 2º colocado
Trabalho Científico R$ 6.000 R$ 1.000 R$ 6.000 R$ 1.000
Trabalhos de Residentes/Pós-graduação Lato sensu R$ 3.000 R$ 1.000 R$ 3.000 R$ 1.000
Trabalhos de conclusão de curso de graduação R$ 1.000 ------ R$ 1.000 ------
Trabalhos Iniciantes R$ 1.000 ------- R$ 1.000 -------

Disposições Finais

Parágrafo primeiro: A premiação destina-se ao trabalho melhor avaliado, e não ao apresentador, e será entregue ao autor apresentador.

Parágrafo segundo: Não será permitida a troca do autor apresentador de uma etapa para outra, devendo ser este identificado no momento da submissão do resumo, tendo seu nome grifado na lista de autores.

Parágrafo terceiro: Não será permitida a apresentação do trabalho pelo autor orientador para as categorias Trabalho Científico / Trabalhos de Residentes / Pós-graduação Lato sensu / Trabalhos de conclusão de curso de graduação, devendo este ser indicado como último autor na lista de autores do resumo.

Parágrafo quarto: O autor apresentador responsabiliza-se pela veracidade de ter participado ativamente do trabalho por ele apresentado.

Parágrafo quinto: São candidatos ao prêmio de melhor trabalho científico/ trabalho de residentes e pós-graduação lato sensu, aqueles que passarem pelas seguintes etapas: trabalho submetido aceito e selecionado para apresentação em pôster; pôster selecionado para apresentação oral; realização da apresentação oral e receber a melhor nota da Comissão Julgadora nestas três etapas.

Parágrafo sexto: São candidatos ao prêmio de melhor trabalho de conclusão de curso de graduação/ trabalhos iniciantes aqueles que passarem pelas seguintes etapas: resumo selecionado para apresentação em pôster; apresentação do pôster e receber a melhor nota da Comissão Julgadora.

A Venco, em parceria com o IBVET, promove o 1º Prêmio Científico Venco Saúde Animal, cujos participantes, com trabalhos inscritos e aceitos de acordo com o regulamento acima, poderão também concorrer ao PRÊMIO EXTRA VENCO. Acesse aqui e saiba mais.

Patrocinador oficial


Realização